Perspectivas Críticas em tempo de incertezas: desdobramentos e formas de resistência

Dánie Marcelo de Jesus (UFMT)
Joel Windle (UFF)
Rosane Rocha Pessoa (UFG)
Ruberval Maciel (UEMS)

 

debate 2


Com o advento das eleições presidenciais de 2018, tornou-se crescente o discurso do ódio às minorias sociais, tais como gays, lésbicas, negras/os, mulheres e imigrantes. Os/As apoiadores/as desses discursos se apresentam como pessoas de vertente mais religiosa e de posição política ultradireitista que se valem da égide do direito à livre expressão democrática, buscando preservar ideais de família nuclear e de uma sociedade socialmente ordenada e essencialista.

Diante desse contexto, o objetivo deste debate temático é não apenas problematizar os desdobramentos políticos e educacionais desses tempos incertos para o nosso trabalho como docentes e pesquisadores/as que se fundamentam em perspectivas críticas na educação linguística e na formação de professores/as de línguas, mas também discutir formas de resistência às ações que buscam desestabilizar e deslegitimar esse trabalho.