image 63

"DIGITAL COLONIALISM IN LANGUAGE EDUCATION: FROM THE GLOBAL NORTH?S CELEBRATORY DISCOURSE TO CAPITALIST COLONIZATION OF THE GLOBAL SOUTH"

Autores: Souzana Mizan Mizan, Daniel Ferraz.

Publicado no livro: MIZAN, SOUZANA ; FERRAZ, D. M. . DIGITAL COLONIALISM IN LANGUAGE EDUCATION: FROM THE GLOBAL NORTH?S CELEBRATORY DISCOURSE TO CAPITALIST COLONIZATION OF THE GLOBAL SOUTH. CADERNOS DE LETRAS DA UFF, v. 35, p. 188-209, 2024.

"Seria a sala de aula um simulacro da vida, a própria realidade ou um exercício de reexistência?: três relatos de práticas de letramento visual em cursos de Letras Inglês"

Autores: Daniel Ferraz e vários autores.

Publicado no livro: SILVA, ANDRÉA COTRIM ; MIZAN, SOUZANA ; FERRAZ, DANIEL . Seria a sala de aula um simulacro da vida, a própria realidade ou um exercício de reexistência?: três relatos de práticas de letramento visual em cursos de Letras Inglês. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 24, p. 1-20, 2024.

 

"EMOÇÕES, BEM ESTAR E ROTINA DE TRABALHO DE FORMADORES DE PROFESSORES DE LÍNGUAS EM DUAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS"

Autores: Eduardo Henrique Diniz de Figueiredo, Denise Kluge, Helena Stürmer.

Publicado no livro: FIGUEIREDO, Eduardo Henrique Diniz de; KLUGE, DENISE ; STÜRMER, HELENA . EMOTIONS, WELLBEING AND WORK ROUTINE OF LANGUAGE TEACHER EDUCATORS IN TWO BRAZILIAN PUBLIC UNIVERSITIES. TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA, v. 63, p. 447-462, 2024.

image 146

"Discursos de formadores de professores de línguas estrangeiras sobre a pandemia: questões identitárias e emocionais"

Autores: Eduardo Henrique Diniz de Figueiredo, Denise Kluge, Helena Stürmer, Kyria Finardi.

Publicado no livro: FIGUEIREDO, Eduardo Henrique Diniz de; KLUGE, DENISE ; STÜRMER, HELENA ; FINARDI, KYRIA . Discursos de formadores de professores de línguas estrangeiras sobre a pandemia: questões identitárias e emocionais. Revista do GEL, v. 20, p. 120-143, 2024..

"Vulnerabilities, Challenges and Risks in Applied Linguistics Clare Cunningham and Christopher J. Hall (eds) (2021)"

Autores: Eduardo Henrique Diniz de Figueiredo, Kyria Finardi.

Publicado no livro: FIGUEIREDO, Eduardo Henrique Diniz de; FINARDI, KYRIA . Review: Vulnerabilities, Challenges and Risks in Applied Linguistics (Clare Cunningham and Christopher J. Hall, eds., 2021). Sociolinguistic Studies, v. 18, p. 555-559, 2024.

 

"Idiomas sem fronteiras na UNIFAL-MG: desenvolvimento e implementação de cursos acadêmicos e culturais em língua inglesa"

Autores: Gabriela Ferreira Martins, Helen de Oliveira Faria.

Publicado no livro: FARIA, HELEN DE OLIVEIRA; MARTINS, G. F. . Idiomas sem fronteiras na UNIFAL-MG: desenvolvimento e implementação de cursos acadêmicos e culturais em língua inglesa. REVISTA (ENTRE PARÊNTESES), v. 13, p. 1-16, 2024.

 

"O TRABALHO COM FOTOGRAFIAS EM SALA DE AULA: UMA ANÁLISE MULTISSEMIÓTICA"

Autores: Isabela Vieira Lima, Hellen Teixeira Silva, Helena Maria Ferreira.

Publicado no livro: LIMA, I. V. ; SILVA, H. T. ; FERREIRA, Helena Maria . O TRABALHO COM FOTOGRAFIAS EM SALA DE AULA: UMA ANÁLISE MULTISSEMIÓTICA. CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. ONLINE), v. 54, p. 1-17, 2024.

 

image 153

"A formação de professores e o uso do ChatGPT® para revisão de textos"

Autores: Larissa Alvarenga de Souza Honorato, Helena Maria Ferreira, Jaciluz Dias.

Publicado no livro: HONORATO, L. A. S. ; FERREIRA, Helena Maria ; DIAS, J. . A formação de professores e o uso do ChatGPT® para revisão de textos. ENSINO & PESQUISA, v. 22, p. 501-514, 2024.

 

image 154

"O gênero GIF comic: um estudo à luz da referenciação"

Autores: Helena Maria Ferreira, Jaciluz Dias.

Publicado no livro: DIAS, JACILUZ ; FERREIRA, HELENA MARIA . O gênero GIF comic: um estudo à luz da referenciação. ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978), v. 52, p. 369-386, 2024.

 

image 155

"Curadoria digital de lives acadêmicas"

Autores: Helena Maria Ferreira, Lara Tranali Mendonça Oliveira, Larissa Alvarenga de Souza Honorato.

Publicado no livro: OLIVEIRA, L. T. M. ; FERREIRA, Helena Maria ; HONORATO, L. A. S. . Curadoria digital de lives acadêmicas potencialidades para a formação de professores de Educação Básica. DEBATES EM EDUCAÇÃO, v. 16, p. 1-21, 2024.