Ciclo 2 (2016-2020) -  Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia


Coordenação: Profs. Drs. Walkyria Monte Mor (USP) e Lynn Mario Menezes de Souza  (USP)

Propostas do Ciclo 2:


O Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia dá continuidade ao Projeto Nacional de Formação de Professores: Novos Letramentos, Multiletramentos e Ensino de Línguas – Ciclo I, o qual foi indicado em 2015 como um dos cinco projetos mais relevantes do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP, para a CAPES. Prevê o desenvolvimento de um plano de atividades voltado para estudos, pesquisas e a promoção de formação de professores de línguas, focalizando questões relacionadas a Letramentos – Desenvolvimento de Letramentos Críticos e Digitais, de acordo com perspectivas nas quais estejam envolvidos conceitos como ‘construção de sentido’, ‘epistemologias’, ‘ontologias’, como por exemplo: culturais (pluralidade, diversidade; hibridismo; heterogeneidade etc); sociais (conceitos de sociedades e comunidades, de indivíduos/cidadãos, mobilidade social, superdiversidade e outros); educacionais (formas diferentes de se promover educação, ensino, aprendizagem); linguísticas (concepções de língua; multimodalidade na comunicação, na interação; letramentos críticos); tecnológicas (uso de tecnologias; mudanças epistemológicas e ontológicas relacionadas à presença da tecnologia digital na sociedade).


A proposta, portanto, concentra-se na revisão da noção de “educação-padrão”, compreendendo que o padrão representa um conhecimento que foi eleito para nortear, mas que deveria ser visto como um dentre as várias alternativas que podem ser seguidas. Essa nova noção não eliminaria o valor do que é padrão, mas contribuiria para relacioná-lo ou contextualizá-lo. Por essa razão, o projeto propõe a expansão da perspectiva educacional que permitiria a reconstrução do conhecimento local-global, do conhecimento relacional, e da reflexão crítica sobre questões como heterogeneidade, diversidade, saberes, inclusão/exclusão, metodologias, novos materiais, novas mídias e tecnologias, novas epistemologias e crítica.