"Diálogos e desafios na pesquisa em Linguística Aplicada"

Autores: Elizangela Patrícia Moreira da Costa, Nataniel dos Santos Gomes, Ruberval Franco Maciel, Sérgio Ifa, Valdir Silva.

Publicado no livro: CREPALDI, A. ; Abrão, D. ; MACIEL, R. F. . Devires Guarani e Kaiowa: processos de (des)construir sentidos. In: Ruberval Franco Maciel, Valdir Silva, Sérgio Ifa, Elizangela Patrícia Moreira da Costa, Nataniel dos Santos Gomes. (Org.). Diálogos e desafios na pesquisa em linguística aplicada. 1ed.Tutóia, MA: Editora Diálogos, 2024, v. 1, p. 94-117.

image 21

"Transformative Practices in Translanguaging Classrooms"

Autores: Vários autores.

Publicado no livro: ROCHA, C. H. ; MACIEL, R. F. . Affect and an enactive-performative approach to translanguaging. In: Anamaria Welp; Ruberval Franco Maciel. (Org.). Transformative Practices in Translanguaging Classrooms. 1ed.Porto Alegre, RS: Zouk, 2024, v. 1, p. 26-41.

image 22

"UNIRILA: caminhos do conhecimento para o desenvolvimento transnacional sustentável"

Autores: Vários autores e  Ruberval Franco Maciel.

Publicado no livro: MACIEL, R. F.SUIFI, B. ; TABILO, F. ; LEIVA, M. . Internacionalización sur-sur: desafíos y potencialidades de la red universitaria de la carretera bioceánica. In: Rúberval Maciel; Simone Mamede; Arlinda Cantero Dorsa; Beatriz Guerci de Siufi; Mario Gustavo Leiva Enrique. (Org.). UNIRILA: caminhos do conhecimento para o desenvolvimento transnacional sustentável. 1ed.Campo Grande, MS: Vezevoz, 2024, v. 1, p. 10-21.

image 23

"Memórias e trajetórias:
Histórias da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da UFVJM (2008-2018)"

Autores: Vários autores.

Publicado no livro: MARQUES, L.O.C.; SANT'ANNA, P. A. ; MENDES, M. T. . A Educação do Campo na Faculdade Interdisciplinar em Humanidade: do Procampo à Licenciatura em Educação do Campo. In: Rogério Pereira de Arruda; Paulo Afrânio Sant' Anna; Thamar Kalil. (Org.). Memórias e Trajetória Histórica da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH), 2008-2018. 1ed.Curitiba: CRV, 2024, v. 1, p. 141-160.

"Linguagem em Perspectivas: cognição, interação e ensino de línguas"

Autores: Vários autores e Souzana Mizan.

Publicado no livro: MIZAN, SOUZANA. O Panóptico Digital na Era da Inteligência Artificial: Sociedade e História Inscritas em linguagens e Códigos. In: Alan Silvio Ribeiro Carneiro; Anderson Salvaterra Magalhães. (Org.). Linguagem em Perspectivas: cognição, interação e ensino de línguas. 1ed.São Paulo: Unifesp, 2024, v. 2, p. 1-239.

image 133

"Vivências do GEPLIMT, GEPLIDF e GEPLIGO em 2022 e 2023"

Autores: Vários autores e Mariana R. Mastrella-de-Andrade

Publicado no livro: PESSOA, R. R. ; MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. ; MASTRELLA-DE-ANDRADE, Mariana Rosa ; BORELLI, J. D. V. ; SILVESTRE, V. P. V. . Vivências do GEPLIMT, GEPLIDF e GEPLIGO em 2022 e 2023. In: Rosane Rocha Pessoa; Mariana Rosa Mastrella-de-Andrade; Viviane Pires Viana Silvestre; Julma D. Vilarinho P. Borelli;. (Org.). Universidadescola e educação linguística crítica : compartilhando vivências dos GEPLIs GO, MT e DF (volume II). 1ed.Goiânia: CEGRAF Editora da UFG, 2024, v. 2, p. 15-50.

image 134

"Vozes e saberes que ecoam do III EGEPLIs"

Autores: Vários autores e Mariana R. Mastrella-de-Andrade.

Publicado no livro: BORELLI, J. D. V. ; Pessoa, Rosane Rocha ; SILVESTRE, V. P. V. ; Mastrella-de-Andrade, Mariana R. . Vozes e saberes que ecoam do III EGEPLIs. In: Julma D. Vilarinho P. Vorelli; Rosane Rocha Pessoa; Viviane Silvestre; Mariana Rosa Mastrella-de-Andrade. (Org.). Universidadescola e educação linguística crítica: compartilhando vivências dos GEPLIs GO, MT e DF volume III. 1ed.Goiânia: CEGRAF Editora da UFG, 2024, v. 3, p. 7-15.

image 135

"Vivências com projetos críticos de inglês no ensino médio: como nossas aulas podem convidar à participação, à criticidade e à agência"

Autores: Vários autores e Mariana R. Mastrella-de-Andrade.

Publicado no livro: GONÇALVES, V. F. C. ; SOUZA, C. A. ; Mastrella-de-Andrade, Mariana R. . Vivências com projetos críticos de inglês no ensino médio: como nossas aulas podem convidar à participação, à criticidade e à agência. In: Julma D. Vilarinho P. Vorelli; Rosane Rocha Pessoa; Viviane Silvestre; Mariana Rosa Mastrella-de-Andrade. (Org.). Universidadescola e educação linguística crítica : compartilhando vivências dos GEPLIs GO, MT e DF volume III. 1ed.Goiânia: CEGRAF Editora da UFG, 2024, v. 3, p. 53-77.

image 205

"ANÁLISE COMPARATIVA DA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS E COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE ANCHIETA E PIÚMA, ES"

Autores: Vários autores e Maurício Teixeira Mendes.

Publicado no livro: Almeida, Flávio Aparecido de ; Guimarães, Leonardo Bressanelli ; Marins, Juliana Laurindo Nogueira ; Mendes, Maurício Teixeira ; Pereira, Walmir Fernandes . ANÁLISE COMPARATIVA DA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS E COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE ANCHIETA E PIÚMA, ES. Desafios e Oportunidades na Educação Contemporânea: inclusão, tecnologia e políticas públicas. 1ed.: Editora Científica Digital, 2025, v. , p. 39-63.

image 206

"A educação do campo na Faculdade Interdisciplinar em Humanidades: do Procampo à Licenciatura em Educação do Campo"

Autores: Vários autores e Maurício Teixeira Mendes.

Publicado no livro: MARQUES, L. O. C. ; SANT?ANNA, P. A. ; MENDES, M. T. . . A educação do campo na Faculdade Interdisciplinar em Humanidades: do Procampo à Licenciatura em Educação do Campo. In: Rogério Pereira de Arruda; Paulo Afrânio Sant?Anna; Thamar Kalil. (Org.). Memórias e trajetórias: Histórias da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da UFVJM (2008-2018). 1ed.Curitiba: CRV, 2024, v. 1, p. 141-160.

 

image 209

"Uma visão outra de educação e escolarização?"

Autores: Vários autores e Walkyria Monte-Mor.

Publicado no livro:MONTE MÓR, WALKYRIA. Uma visão outra de educação e escolarização?. In: Jordão, C. et al. (Org.). DebaRtendo: desobediência, (r)existência e esperança prara pronunciar o mundo. 1ed.São Paulo-SP: Pimenta Cultural, 2024, v. 1, p. 20-29.

 

image 210

"Linguagem como Prática Social na BNCC: Discutindo o real-didático e a prática social na formação discente e docente na área de línguas"

Autores: Vários autores e Walkyria Monte-Mor.

Publicado no livro: MONTE MOR, WALKYRIA. Linguagem como Prática Social na BNCC: Discutindo o ?real-didático? e a ?prática social? na formação discente e docente na área de línguas. BNCC em ação: teoria e prática para o componente língua inglesa. 1ed.Campinas-SP: Mercado de Letras, 2024, v. 1, p. 7-18.

image 215

"English Teaching in Latin America"

Autores: Vários autores e Andréa Machado de Almeida Mattos.

Publicado no livro: MATTOS, Andréa; Jucá, Leina . English Teaching in Latin America. In: Constant Leung; Jo Lewkowicz. (Org.). The Routledge Companion to English Studies. 1ed.: Routledge, 2024, v. , p. 283-293.

image 216

"Reflexões Críticas sobre Educação: Velhas Questões, Diferentes Espaços, Novas Possibilidades"

Autores: Vários autores e Andréa Machado de Almeida Mattos.

Publicado no livro: JUCA, Leina ; MATTOS, A. M. A. . Reflexões Críticas sobre Educação: Velhas Questões, Diferentes Espaços, Novas Possibilidades. In: Kleber Aparecido da Silva; Nara Hiroko Takaki. (Org.). Educação Crítica de Professores/as de Linguagens: Olhares, Agências e Vivências - Uma Homenagem a Walkyria Monte Mor. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2024, v. 15, p. 247-274.