Orientações

Doutorado

 

Orientado Ano

 

Instituição atual

 

Título

Denise Landim 2020 USP Agência de professores de língua inglesa
em formação e em serviço: desafios e possibilidades.

 Fernando da silva Pardo

2018 IFSP

Ensino de línguas, letramentos e desenvolvimento crítico na escola pública: observações e auto-observações.

 

 

Luciana Ferrari 

 

2017 UFES

Epistemologias educacionais emergentes: um olhar crítico

 

 

Lívia Fortes Zenóbio 

 

2017 UFES

“Ser ou não ser”: questões sobre subjetividade e o ensino de inglês na escola pública.

 

 

Ana Karina de Oliveira Nascimento 

 

2017 UFS

Formação Inicial de Professores de Inglês e Letramentos Digitais: uma análise por meio do PIBID

 

 

Leina Cláudia Viana Jucá 

 

2017 UFOP

 

Das Histórias Que Nos Habitam: Por uma Formação de Professores de Inglês para o Brasil

 

 

Fabrício Tetsuya Parreira Ono 

2017 UFMS – Três Lagoas

 

A Formação do Formador de Professores: Uma Pesquisa Autoetnográfica na Área de Língua Inglesa

 

 

 

Ruberval Franco Maciel 

 

2013 UEMS – Campo Grande

Negociando e reconstruindo conhecimentos e práticas locais: a formação de professores de língua inglesa e os documentos oficiais

 

Ana Paula Martinez Duboc 

 

2012 FEUSP

Atitude curricular: letramentos críticos nas brechas da formação de professores de inglês

 

Daniel de Mello Ferraz 

 

2012 UFES

Educação de língua inglesa e novos letramentos: espaços de mudanças por meio dos ensinos técnicos e tecnológicos

 

Roberto Bezerra da Silva 

 

2012 UFRJ

Interpretações: autobiografia de uma pesquisa sobre letramento literário em língua inglesa

 

Simone Batista da Silva 

 

2011 UFRRJ

Da técnica à crítica: contribuições dos novos letramentos para a formação de professores de língua inglesa

 

Andréa Machado de Almeida Mattos

 

2011 UFMG

O ensino de Inglês como língua estrangeira na escola pública: novos letramentos, globalização e cidadania

 

Marlene de Almeida Augusto de Souza 

 

2011 UFS

Investigando as questões globais e locais de dois cursos de letras-inglês

 

Renata Maria Rodrigues Quirino de Sousa 

2011  

Multiletramentos em aulas de LI no ensino público: transposições e desafios

 

Vanderlei José  Zacchi 

 

2009 UFS

Linguagem e cultura na construção da identidade do sem-terra

 

Nara Hiroko Takaki 

 

2008 UFMS - Campo Grande

Letramentos na sociedade digital: navegar é e não é preciso

 

 

Mestrado

 

Orientado

 

Ano Instituição Atual

Título

Sandro Silva Rocha 

2018 Amorim Lima

Investigando uma alternativa ao ensino de língua inglesa em um contexto local de escola pública paulista de Educação Básica

 

 

Helena Andrade Mendonça 

2016 Escola da Vila

Letramentos digitais e formação educacional na educação básica: investigação de práticas

 

Karla Ferreira da Costa 

 

2015 UFMS

Formação docente e suas possibilidades: uma pesquisa orientada pelas teorias dos letramentos

 

 

Denise Silva Paes Landim 

 

2015 UFTO

 

O inglês da EJA para a vida: letramentos sociais e escolares refletidos

 

 

Samara de Cassia Rodrigues Marreiro 

2012  

Investigando concepções de língua e cultura no ensino de inglês na escola pública segundo as teorias de letramento

 

 

Janice Gonçalves Alves 

2010  

 

A terceirização do ensino de língua estrangeira em escolas de ensino formal

 

 

Taise Figueira Motta 

2008  

Leitura em inglês no ensino médio: uma análise da atividade de leitura na escola e sua relação com a comunicação mediada por novas tecnologias

 

 

Anthony James Rosenberg 

2008  

O estágio burocrático e a formação do professor: paisagens de ação e paisagens de consciência na Licenciatura em Língua Inglesa - um estudo de caso

 

 

Ana Paula Martinez Duboc 

 

2007 FEUSP

A questão da avaliação da aprendizagem de língua inglesa segundo as teorias de letramentos

 

 

Renata Maria Rodrigues Quirino de Sousa 

2006  

Professores de inglês da escola pública: investigações sobre suas identidades numa rede de conflitos

 

 

Suzi Aparecida 

2006 Uechi

Inglês: disciplina-problema no ensino fundamental e médio?

 

 

Adriana da Silva Araujo 

 

2006 UFAM

Literatura inglesa e norte americana e formação de professores em universidades particulares

 

 

Daniel de Mello Ferraz 

 

2006 UFES

Investigações sobre a leitura através do cinema na universidade: o letramento crítico no ensino de inglês

 

 

Nara Hiroko Takaki

 

2004 UFMS-Aquidauana

Leitura na formação de professores de inglês da rede pública: a questão da reprodução de leitura no ensino de inglês

 

 

 

IC (Trabalhos não disponíveis no Banco de Teses)

 

Orientado/Ano

Ano

Título

Amanda Januário Farias 

2015

Meaning Making: Reconstruindo Significados Sobre As Práticas Pedagógicas Do Ensino De Línguas

 

Cristianne Prado Favarim 

2015

Desenvolvimento social, escola e habilidades: o que o videogame tem a contribuir?

 

Ana Paula Guimarães 

2015

O papel da educação ubíqua e seus efeitos sobre as práticas escolares

 

Gabriela Rosa 

2015

Sitcoms na sala de aula de língua inglesa: possibilidades para um trabalho de letramento crítico

 

Fernando Antonio dos Santos Sobral Junior 

2014

Blended Learning: Reflexões sobre o aprendizado de inglês e a utilização de novas tecnologias no século XXI

 

Daniela Sidrin Floriano 

 

2013

Transdisciplinaridade no ensino de línguas

Guilherme Zig Adami 

 

2012

Ensino de inglês: entre o bem e o mal.

Denise Silva Paes Landim 

 

2012

Cultura Escolar na Perspectiva de Alunos da Escola Pública

Samara de Cassia Rodrigues Marreiro 

 

2007

Investigações sobre letramento crítico no ensino fundamental de uma escola internacional

Manoel Monteiro Neto 

2005

Letramento Crítico na Universidade: Leitura, Interpretação e Crítica do Texto de Cinema

 

Marcio Aurélio Recchia 

 

2005

Relação Professor-Aluno: uma mudança de conceito