2014 |
Anderson Nalevaiko Marques, dissertação de mestrado intitulada O PNLD LEM 2012 SOB A PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CRÍTICO, defendida em 28 de abril de 2014. Orientadora: Clarissa Jordão |
2014 |
Anna Raphaella de Lima Marenco. Questões de leitura multimodal no ensino de língua inglesa: paralelo entre o livro didático e o Exame Nacional de Ensino Médio - ENEM. 2014 (Mestrado) Orientador: Marco Antônio Margarido Costa |
2014 |
Ednaldo João das Chagas. Uma abordagem crítica no ensino de língua inglesa: relevância e perspectivas para a formação profissional. 2014. Dissertação - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientadora: Simone Batista Silva |
2014 |
Eleonora Bambozzi Bottura. Exame Celpe-Bras: uma investigação sobre o papel do entrevistador na interação face-a-face. 2014. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula |
2014 |
ELIDI PAVANELLI ZUBLER. Nas águas da tecnologia digital: os dizeres de um grupo de professores. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Danie Marcelo de Jesus. |
2014 |
Elizabeth Conceição de Almeida Alves. Fanfiction e aprendizagem da escrita na Internet. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Danie Marcelo de Jesus. |
2014 |
Érika Amâncio Caetano Soares. O letramento crítico no ensino de língua inglesa: identidades, práticas e percepções na formação do aluno-cidadão. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge. |
2014 | Fernanda Gurgel Raposo. Multiletramentos, diversidade e inclusão no livro didático de língua inglesa Links. Orientador: Vanderlei J. Zacchi. 2014. |
2014 |
Gabriel Maldonado Fabbro Sarturato. Letramentos e cultura no ensino de inglês na escola pública: posicionamentos de professores sobre os cadernos didáticos utilizados. 2014. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula |
2014 |
Gasperim Ramalho de Souza. Novos significados para o ensino e aprendizagem de inglês: o letramento crítico em um turma de aceleração. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge. |
2014 |
Joana Rodrigues M. Leite. Diário de classe: desenhos de uma usuárias de redes sociais sobre a escola. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Danie Marcelo de Jesus. |
2014 |
Katia Mulik, dissertação de mestrado intitulada O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA, defesa dia 25 de setembro de 2014. Orientadora: Clarissa Jordão |
2014 |
Kleber Ferreira Costa. O livro didático de inglês do Ensino Médio: uma análise a partir da Base Curricular Comum do estado de Pernambuco”. 2014 (Mestrado) Orientador: Marco Antônio Margarido Costa |
2014 |
Marcos Antonio de Araújo Dias. Novas tecnologias e a formação do professor de língua inglesa: o uso de blogs como ferramenta de ensino/aprendizagem. 2014. (Mestrado) Orientador: Paulo Rogério Stella |
2014 |
Priscila Aparecida Moraes Henkemaier Xavier. A ostra se abriu: percepções de alunos surdos sobre seu processo de aprendizagem de língua inglesa em um curso a distância. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Danie Marcelo de Jesus. |
2014 | Rogério Tenório de Azevedo. Identidade de gênero, futebol e videogames. Orientador: Vanderlei J. Zacchi. 2014. |
2014 |
Tiago Borges de Lima. Salas interligadas; o projeto Connecting Classrooms: uma proposta para o ensino de língua inglesa em ambiente digital na escola pública. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Danie Marcelo de Jesus. |
2013 |
Alexandre Colli Dal Prá. Processo identitário: A metamorfose do aprender e ensinar a língua inglesa. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Danie Marcelo de Jesus. |
2013 |
Ana Paola de Souza Lima. As asas da mudança: incertezas e desafios de uma professora em uma sala digital de língua inglesa. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Danie Marcelo de Jesus. |
2013 |
André Valle. Tecnologias no Ensino de Línguas. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Lynn Mario Trindade Menezes de Souza. |
2013 |
Ilária Bisanti dos Reis. Itália e Italiano por olhares brasileiros: reflexões sobre crenças sobre o ensino-aprendizagem de italiano como língua estrangeira. (co-orientação) IEL/Unicamp, 2013. Orientador: Claudia Hilsdorf Rocha |
2013 |
Juliana Blanco. Avaliação de língua inglesa no ENEM e as reverberações de seu impacto social. 2013. Dissertação (Mestrado Em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula |
2012 |
Ana Paula de Castro Sierakowski. Literatura de massa e formação do leitor: o letramento de receptores da saga crepúsculo do papel às telas. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vera Helena Gomes Wielewicki. |
2012 |
Bárbara Battistelli Rauber. Avaliação em língua estrangeira (inglês) no acesso ao ensino superior: o ENEM em discussão. 2012. Dissertação (Linguística) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula |
2012 |
Cecilia Barão Allegretti. Multiletramentos e novas tecnologias. 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Lynn Mario Trindade Menezes de Souza. |
2012 |
Daiane da Silva Lourenço. Entre instituições de ensino e mercado de consumo: a leitura de narrativas em língua inglesa por adolescentes brasileiros. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vera Helena Gomes Wielewicki. |
2012 |
Deborah Nathalia Silva de Jesus. A construção de significados sobre letramentos e seus recentes estudos durante a formação inicial e contínua de professores de língua estrangeira. 2012. Dissertação (Linguística) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula |
2012 |
Elaine Risquez. O uso do hipertexto na aula de língua inglesa - promovendo o desenvolvimento da oralidade por meio de novas práticas de linguagem. 2012. Dissertação (Linguística) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula |
2012 |
Samara de Cassia Rodrigues Marreiro. Investigando concepções de língua e cultura no ensino de inglês na escola pública segundo as teorias de letramento. 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Walkyria MonteMór. |
2011 |
Deize Costa Cardoso. Letramento crítico e o livro didático de inglês: uma análise dos textos e das atividades de compreensão escrita.. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge. |
2011 |
Graziele Infanger. O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA APLICADA DOS PROFESSORES EM PRÉ-SERVIÇO. 2011. Dissertação (Linguística) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula |
2011 |
Jamille Pinheiro. Nossos nomes verdadeiros - A noção ameríndia de diferença em Wilson Harris. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lynn Mario Trindade Menezes de Souza. |
2011 | Jane Faquinelli. A leitura e a formação inicial de professores de espanhol. 2011. Dissertação (Linguística) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula |
2011 |
Lígia Ribeiro de Souza Zotesso. A recepção de O Menino do Pijama Listrado por leitores adultos da Biblioteca Municipal de Maringá. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Vera Helena Gomes Wielewicki. |
2011 |
Luciane Paschoal. Identidade e oralidade na sala de aula de língua inglesa. 2011. Dissertação (Linguística) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula |
2011 |
Marcela Marques Fortini. Questões de identidade no Hip-Hop norte-americano: Um estudo da banda Black Eyed Peas. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lynn Mario Trindade Menezes de Souza. |
2011 |
Paola Natacha Bogusz. Agartha Christie no mundo virtual: a recepção de jogos de computador criados a partir de suas obras impressas. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Vera Helena Gomes Wielewicki. |
2011 |
Renata Alves de Oliveira. Programa Escolas Bilíngues de Fronteira: das generalizações do documento às especificidades da fronteira entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazu. 2011. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula |
2010 |
Janice Gonçalves Alves. A terceirização do ensino de língua estrangeira em escolas de ensino formal. 2010. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Walkyria MonteMór. |
2009 |
Cláudia Maria Fernandes Corrêa. Ecos da solidão. Uma autobiografia de Maya Angelou. 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Lynn Mario Trindade Menezes de Souza. |