Capítulos

2019 DUBOC, A.; FERRAZ, D.  Introduction: Language Education in Motion. In: FERRAZ, D.; DUBOC, A. (Org.). Language education and the university: voicing worldviews and fostering knowledge production in undergraduate context. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2019. v. 1, p. 11-17
2019 FERRAZ, D. (Pós) Modernidade, (Pós) Estruturalismo e Educação linguística: construindo sentidos, ensejando transformações. In: ANDRADE, M.;HOELZLE M.; CRUVINEL, R. (Org.). (Trans)formação de professoras/es de línguas: demandas e tendências da pós-modernidade. 1ed. Campinas: Pontes Editores, 2019, v. 1, p. 17-40.
2019 FERRAZ, D.; MATTOS, A. Formação de professores de línguas estrangeiras: as contribuições dos letramentos críticos. In: FINARDI, K.; SCHERRE, M.; VIDON, L. (Org.). Língua, discurso e política: Desafios contemporâneos. 1ed. Campinas: Pontes editores, 2019, v. 1, p. 233-253.
2019 FERRAZ, D.; FADINI, K.; MARQUES, D. ; MASSINI, T. EELT - Education through English Language Teaching: potencialidades e limitações. In: FINARDI, K; SCHERRE, M.; TESCH L.; OLIVEIRA, H. (Org.). A diversidade de fazeres em torno da linguagem: universidades, faculdades e educação básica em ação. 1 ed. Campinas: Pontes Editores, 2019, v. 1, p. 255-268.
2019 FERRAZ, D.; KAWACHI-FURLAN, C. As imagens nas aulas de inglês: Por um letramento visual ético e responsável. In: FERRAZ, D.; KAWACHI-FURLAN, C. (Org.). Bate-papo com educadores linguísticos: letramentos, formação docente e criticidade. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2019, v. 1, p. 245-263.
2019 FERRAZ, D. English (mis)education as an alternative to challenge English hegemony: a geopolitical debate. In: GUILHERME, M.; MENEZES DE SOUZA, L. (Org.). Glocal languages and Intercultural Awareness: The South answers back. 1ed. New York and London: Routledge, 2019, v. 1, p. 174-196.
2019 FERRAZ, D.; NASCIMENTO, A. Language education and digital/new/ multi-literacies: do we teachers consider what happens outside the school walls? In: AMORIM, S.; SANTOS, V. (Org.). Subjects and educational practices: experiences, knowledge and perspectives. 1ed.Aracaju: EDUNIT, 2019, v. 1, p. 43-65.
2018 FERRAZ, D.; FINARDI, K. O Programa Inglês sem Fronteiras na UFES e o ensino de inglês no Brasil. In: FERREIRA, C. (Org.). Vade mecum do ensino das línguas estrangeiras/adicionais. 1 ed. Campinas: Pontes Editores, 2018, v. 1, p. 695-714.
2018 FERRAZ, D. Multiletramentos: epistemologias, ontologias ou pedagogias? Ou tudo isso ao mesmo tempo? In: GUALBERTO, C.; PIMENTA, S.; SANTOS, Z. (Org.). Multimodalidade e Ensino: múltiplas perspectivas. 1 ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2018, v. 1, p. 62-87.
2018 FERRAZ, D. Os sentidos de “crítico” na educação linguística: problematizando práticas pedagógicas e locais. In: FERRAZ, D. M.; KAWACHI-FURLAN, C. J.. (Org.) Educação linguística em línguas estrangeiras. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2018. v. 1, p. 33-61.
2018 FERRAZ, D.; KAWACHI-FURLAN, C. Introdução: Ensino e aprendizagem de línguas e Educação linguística em tempos contemporâneos. In: FERRAZ, D. M.; KAWACHI-FURLAN, C. J.. (Org.) Educação linguística em línguas estrangeiras. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2018. v. 1, p. 13-32.
20118 FERRAZ, D. Educação Linguística e Transdisciplinaridade. In: PESSOA, R.; SILVESTRE, V.; MÓR, Walkyria Monte (Org.). Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras(es) universitárias(os) de inglês. São Paulo: Pá de Palavra, 2018. p. 103-117.
2016 FERRAZ, D.; SILVA, A. Língua e cultura em Babel: problematizando o Outro. In: FERRAZ, D.; TOMAZI, M. (Org.). Línguas, Culturas e Educação linguística. 1ed. Curitiba: Editora CRV, 2016, v. 1, p. 223-242.
2016 FERRAZ, D. Religiões, homossexualidades e as redes sociais: Os discursos que circulam. In: TOMAZI, M.; ROCHA, L. (Org.). Estudos discursivos em diferentes perspectivas: mídia, sociedade e direito. 1ed. São Paulo: Terracota, 2016, v. 1, p. 81-96.
2016 FONSECA, C.; FERRAZ, D. Os pensamentos pós-colonial e pós-moderno: um exercício de desconstrução de sentidos essencializados. In: TOMAZI, M.; ROCHA, L.; FERRAZ, D. (Org.). Estudos linguísticos: descrição, texto, discurso e ensino. 1 ed.Vitória: PPGEL, 2016, v. 1, p. 279-285.
2016 MERLO, M.; FERRAZ, D. Letramentos e formação docente para o ensino de inglês. In: TOMAZI, M.; ROCHA, L.; FERRAZ, D. (Org.). Estudos linguísticos: descrição, texto, discurso e ensino. 1 ed.Vitória: PPGEL, 2016, v. 1, p. 265-278.
2014

COSTA, E. G. M. Que livro didático nós queremos? Reflexões a partir do PNLD de Língua Estrangeira. In: CORDEIRO, A. L.; VÁZQUEZ, R. P.; VARGENS, D. P. M.; FREITAS, L. M. A.. (Org.). Hispanismo no Brasil: reflexões e sentidos em construção. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2014, v. ÚNICO, p. 43-82.

2014 COSTA, E. G. M.; SANGY, L. O professor não inventa a roda todo dia. In: LEFFA, V.; IRALA, V.. (Org.). Uma espiadinha na sala de aula. 1ed.Pelotas: Educat, 2014, v., p. 111-136.
2014

COSTA, M. A. M. Uma análise sobre a inserção das teorias dos novos letramentos e multiletramentos em um curso de formação docente. In: Vanderlei J. Zacchi; Paulo Rogério Stella. (Org.). Novos letramentos, formação de professores e ensino de língua inglesa. 1ed. Maceió: Edufal, 2014, p. 181-198.

2014

DUBOC, A. P. M. Ensino e avaliação de línguas estrangeiras: tendências em curso. In: Katia Bruginski Mulik; Miriam Sester Retorta. (Org.). Avaliação no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: diálogos, pesquisas e reflexões. 1ed.Campinas: Pontes, 2014, v. 1, p. 21-47.

2014

FAÇANHA, Maria Amália Vargas. Formação continuada de professores: ensino de inglês e a construção do cidadão crítico. In: Zacchi, Vanderlei José; Stella, Paulo Rogério. (Org.). Novos letramentos, formação de professores e ensino de língua inglesa. Maceió: EDUFAL, 2014, v., p. 199-223.

2014 FERRAZ, D. M. Letramento visual: as imagens e as aulas de inglês In: Letramentos em terra de Paulo Freire.1 ed. Capinas: Pontes Editores, 2014, v.1, p. 1289.
2014

FERRAZ, D. M. Novos letramentos e educação de línguas estrangeiras: problematizações e desafios In: Transculturalidade e De(s)colonialidade nos Estudos em Inglês no BraZil.1 ed.Maceio : Edufal, 2014, v.1, p. 1410.

2014

FESTINO, Cielo Griselda. Os avanços tecnológicos: o fim da literatura? In: Nara Hiroko Takaki; Ruberval Franco Maciel. (Org.). Letramentos em Terra do Paulo Freire. 1ed.São Paulo: Pontes, 2014, v. 1, p. 89-100.

2014

GATTOLIN, Sandra Regina Buttros. Uma conversa sobre os exames de alta-relevância In: Avaliação no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: diálogos, pesquisas e reflexões. 1ª Ed. Campinas: Pontes, 2014, v.1, p. 271-274.

2014

IFA, S. . Reflexões sobre formação de professores e novos letramentos no projeto de extensão Casas de Cultura no Campus da Universidade Federal de Alagoas. In: Vanderlei J. Zacchi; Paulo Rogério Stella. (Org.). Novos Letramentos, Formação de professores e ensino de língua inglesa. 1ed.Maceió: EDUFAL, 2014, v. 1, p. 225-246.

2014

JESUS, DÁNIE MARCELO DE ; Del Prá, Alexandre . Lugares de aprendizagem de língua estrangeira: suas representações e seus efeitos identitários. In: Maria Inês Pagliarini Cox; Roberto Leiser Baronas. (Org.). Estudos do discurso de/em Mato Grosso. 1ed.Cuiabá: Edufmt, 2014, v. , p. 303-316.

2014

JORGE, M. L. S. Livros Didáticos de Línguas Estrangeiras: Construindo Identidades Positivas. In: Aparecida de Jesus Ferreira. (Org.). As Políticas de Livros Didáticos e Identidades Sociais de Raça Gênero Sexualidade e Classe em Livros Didáticos. 1ed.Campinas, SP: Pontes Editores, 2014, v., p. 73-90.

2014

MACIEL, R. F. . "Eu sei o que é bom pra você!" A lógica da emancipação revisitada e a formação de professores. Novos letramentos, formação de professores e ensino de língua inglesa. 1ed.Maceió: Udufal, 2014, v. 1, p. 247-268.

2014

MACIEL, R. F. . Leramento crítico das políticas linguísticas e a formação de professores de línguas. In: Takaki, N.H.; Maciel, R.F.. (Org.). Letramentos em terra de Paulo Freire. 1ed.Campinas: , 2014, v. 1, p. 101-114.

2014

MATTOS, A. M. A. Novos Letramentos, Globalização e Ensino de Língua Estrangeira. In: Vanderelei Zacchi; Paulo R. Stella. (Org.). Novos Letramentos, Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa. 1ed.Maceió: EDUFAL, 2014, p. 101-136.

2014

MATTOS, A. M. A. Construindo Cidadania nas Aulas de Inglês: uma proposta para o letramento crítico. In: Nara Hiroko Takaki; Ruberval Franco Maciel. (Org.). Letramentos em Terra de Paulo Freire. 1ed.Campinas: Pontes, 2014, p. 171-191.

2014 MIZAN, S. Letramento Visual na Mídia. In: Takaki, N.H.; MACIEL, R. F.. (Org.). Novos Letramentos em Terra de Paulo Freire. 1ed.Campinas: Pontes, 2014, v. 1, p. 271-282.
2014

ROCHA, C. H. Prefácio. El Kadri, M. S.; Passoni, T. P.; Gamero, R. (orgs.). Tendências contemporâneas para o ensino de língua inglesa: propostas didáticas para a educação básica. Campinas: Pontes Editores, 2014.

2014

SILVA, Simone Batista . Letramentos críticos com texto visual - investigando caminhos na formação de professores para a contemporaneidade. In: ZACCHI, Vanderlei José; STELLA, Paulo Rogério. (Org.). Novos Letramentos, formação de professores e ensino de língua inglesa. 1ed.Maceió: UFAL, 2014, v. , p. 161-180.

2014

SILVA, Simone Batista. Letramento digital na graduação em Letras: uma experiência no Rio de Janeiro. In: TAKAKI, Nara Hiroko; MACIEL, Ruberval Franco. (Org.). Letramentos em Terra de Paulo Freire. 1 ed. Campinas, SP: Pontes, 2014, p. 133-150.

2014

SOUZA, M.A.A. (Re)conceituando multiletramentos, crítica e ensino de línguas em um curso de formação continuada. In: Vanderlei J. Zacchi; Paulo Rogério Stella. (Org.). Novos letramentos, formação de professores e ensino de língua inglesa. Maceió: Edufal, 2014, v.13, p.34 – 45.

2014

SOUZA, M.A.A. Objetivos dos cursos de letras e a formação de professores de inglês. TAKAKI, Nara Hiroko; MACIEL, Ruberval Franco (Org). Letramentos em terra de Paulo Freire. Campinas: Pontes, 2014. p. 115-132.

2014

STELLA, P. R.; IFA, S. Uma perspectiva letrada para o referencial curricular de línguas estrangeiras em Alagoas: questões e desafios. In: Paulo Rogério Stella; Ildney Cavalcanti; Roseanne Tavares; Sérgio Ifa. (Org.). Transculturalidade e de(s)colonialidade em estudos em inglês no BraZil. 1ed.Maceió: Edufal, 2014, v. 1, p. 163-178.

2014

STELLA, P. R. ; TAVARES, R. R. . Novos letramentos e a língua inglesa na era da globalização: desafios para a formação de professores. In: Vanderlei J. Zacchi; Paulo Rogério Stella. (Org.). Novos Letramentos, formação de professores e ensino de língua inglesa. 1ed.Alagoas: EDUFAL, 2014, v. 1, p. 75-100.

2014

TAKAKI, Nara Hiroko . Futebol, Linguagens e Sociedade. In: Nara Hiroko Takaki; Ruberval Franco Maciel. (Org.). LETRAMENTOS EM TERRA DE PAULO FREIRE. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2014, v. 1, p. 25-42.

2014

ZACCHI, Vanderlei J. Jogos eletrônicos e novos letramentos no ensino de língua inglesa. In: TAKAKI, Nara Hiroko; MACIEL, Ruberval Franco (Org). Letramentos em terra de Paulo Freire. Campinas: Pontes, 2014. p. 63-74.

2014

ZACCHI, Vanderlei J. Novos letramentos e cosmopolitismo na formação de professores de línguas estrangeiras. In: Vanderlei J. Zacchi; Paulo Rogério Stella. (Org.). Novos letramentos, formação de professores e ensino de língua inglesa. Maceió: Edufal, 2014, p. 137-160.

2013

COSTA, E. G. M.; SOUZA, U. R. Práticas de Letramento Crítico na Formação do Professor de Espanhol. In: CORDEIRO, A.; DAHER, D. C.; VARGENS, D.; FREITAS, L.; VÁZQUEZ, R. P.. (Org.). Anais do XIV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. 1ed.Rio de Janeiro: APEERJ, 2013, v. 1, p. 556-.

2013

JESUS, D. N. S., GATTOLIN, Sandra Regina Buttros. Letramento e formação inicial e contínua de professores de línguas estrangeiras In: Língua estangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas.1ª ed. Campinas: Pontes, 2013, v.33, p. 167-186.

2013

LOPES, C. R. Complexidade, diferença e genealogia: para uma educação como conflito. In: CARMAGNANI, A M. G.; GRIGOLETTO, M. (Org.). Língua, discurso e processos de subjetivação na contemporaneidade. 1ªed.São Paulo: Humanitas, 2013, v. 1, p. 163-186.

2013

MACIEL, R. F. . Globalização, educação e formação de professores de língua inglesa. In: Maria Leda Pinto; Lucilo Antônio Rodrigues; Silvane Aparecida de Freitas Martins; Ruberval Franco Maciel. (Org.). Ensino de linguagens: diferentes perspectivas. 1ed. Curitiba: APPIRS, 2013, v. 1, p. 80-110.

2013

MACIEL, R. F. . Globalização, política crítica de línguas e formação de professores. In: Roseanne Rocha Tavares; Diana Brydon. (Org.). Letramentos transnacionais: mobilizando conhecimento entre Brasil/Canadá. 1ed.Alagoras: Udufal, 2013, v. 01, p. 95-112.

2013

MACIEL, R. F. . Políticas linguísticas, conhecimento local e formação de professores de línguas. In: Christine Nicolaides; Kleber Aparecido da Silva; Rogério Tilio, Cláudia Hilsdorf Rocha. (Org.). Políticas e Políticas Linguísticas. 1ed.Campinas: Pontes, 2013, v. 01, p. 237-262.

2013

MATTOS, A. M. A. Letramento Crítico na Escola Pública: uma experiência na formação continuada de professores de inglês como língua estrangeira. In: Deise Prina Dutra; Heliana Ribeiro de Mello. (Org.). Educação Continuada: Diálogos entre Ensino, Pesquisa e Extensão. 1ed.Campinas / Belo Horizonte: Pontes / Faculdade de Letras, 2013, v. 30, p. 21-76.

2013

MONTE MÓR, W. As políticas de ensino de línguas e o projeto de letramentos. In: Christine Nicolaides; Kleber Aparecido da Silva; Rogério Tílio; Claudia Hilsdorf Rocha. (Org.). Política e Políticas Linguísticas. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2013, v. 1, p. 219-236.

2013

MONTE MÓR, W. Crítica e Letramentos Críticos: reflexões preliminares. In: Claudia Hilsdorf Rocha; Ruberval Franco Maciel. (Org.). Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2013, v. 1, p. 31-59.

2013

ROCHA, C. H. ; MACIEL, R. F. . Apresentação do livro Língua Estrangeira e Formação cidadã: por entre discursos e práticas. In: Cláudia Hilsdorf Rocha, Ruberval Franco Maciel. (Org.). Língua Estrangeira e Formação Cidadã: por entre discursos e práticas. 01ed.Campinas: Pontes, 2013, v. 01, p. 09-12.

2013

ROCHA, C. H. ; MACIEL, R. F. . Língua Estrangeira, formação cidadã e tecnologia: ensino e pesquisa como participação democrática. In: Cláudia Hilsdorf Rocha; Ruberval Franco Maciel. (Org.). Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. 1ed.Campinas: Pontes, 2013, v. 01, p. 13-30.

2013 ROCHA, C. H. Posfácio. SANTOS, L. S; SILVA, K. A. (orgs.) Linguagem, Ciência e Ensino: desafios regionais e globais. Campinas: Pontes Editores, 2013.
2013

ROCHA, C. H.; MACIEL, R. F. Língua Estrangeira, Formação Cidadã e Tecnologia: ensino e pesquisa como participação democrática. In ROCHA, C. H. MACIEL, R. F (orgs.) Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas: Pontes Editores, 2013.

2013

SILVA, Simone Batista . Escola de massas no século XXI: a contribuição das teorias pós-críticas para o ensino formal em contexto brasileiro. In: MORAES, Marco Antonio de ; SILVA, Wanderley da. (Org.). Formação de professores: entre as novas tecnologias e a escola de massa. 1ed.Seropédica: EDUR, 2013, v. , p. 27-42.

2013

STELLA, P. R. ; TAVARES, R. R. . Interação e produção de sentidos na interculturalidade: quando os mundos colidem. In: Andressa Browermann. (Org.). Diversidade Cultural e Ensino de Língua Estrangeira. 1ed.Campinas: Pontes, 2013, v. 1, p. 61-72.

2013

TAKAKI, Nara Hiroko . Influências das práticas de espiritualidades no ensino e pesquisa de línguas: uma emergência na Linguística Aplicada. Língua Estrangeira e Formação Cidadã: por entre discursos e práticas. 1ed.Campinas: , 2013, v. 33, p. 111-131.

2013

TAVARES, R. R. ; BRYDON, D. . Globalização, interação e letramento crítico: formação continuada de professores em contexto digital no Brasil. In: Roseanne Rocha Tavares; Diana Brydon. (Org.). Letramentos Transnacionais: mobilizando conhecimento entre Brasil/Canada. 1ed.Maceió: Edufal, 2013, v. 1, p. 65-75.

2013

ZACCHI, Vanderlei J. Cosmopolitismo rural: o MST e seus parceiros canadenses. In: Roseanne Rocha Tavares; Diana Brydon. (Org.). Letramentos transnacionais: mobilizando conhecimento entre Brasil e Canadá. Maceió: Edufal, 2013, v. 1, p. 113-124.

2013

ZACCHI, Vanderlei J. Espacio y movimiento: trayectorias identitarias del sin-tierra. In: Célia Navarro Flores; Mélanie Létocart Araujo; Dominique Boxus. (Org.). Déplacements culturels : migrations et identités / Desplazamientos culturales: migraciones e identidades. Bruxelles: Peter Lang, 2013, v. 1, p. 193-206.

2012

COSTA, E. G. M. A formação do leitor crítico: contribuições dos livros didáticos de espanhol. In: Cristiano Silva de Barros; Elzimar Goettenauer de Marins Costa. (Org.). Se hace camino al andar: reflexões em torno do ensino de espanhol na escola. 1ed.Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2012, v. , p. 97-115.

2012

COSTA, E. G. M.; BARROS, C. S.; GUZZO, E. . Educación continua de profesores de español: la experiencia del proyecto FOCOELE. In: Cristiano Silva de Barros; Elzimar Goettenauer de Marins Costa. (Org.). Se hace camino al andar: reflexões em torno do ensino de espanhol na escola. 1ed.Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2012, v., p. 51-64.

2012

FESTINO, Cielo Griselda. El Lenguaje Estético y la Intelectualidad Femenina en Diario de una Residencia en la India de María Graham (1812). In: Sara Beatriz Guardia. (Org.). Viajeras entre dos mundos. 4ed.Dourados: UFGD, 2012, v. 910, p. 1-12.

2012

JESUS, D. M. Homofobia na sala de aula digital: representações de professores em fórum de discussão on-line. In: Leonardo Lemos de Souza; Simone Albuquerque da Rocha. (Org.). Formação de educadores, gênero e diversidade. 01ed.Cuiabá: EDUFMT, 2012, v. 01, p. 165-180.

2012

JORGE, M. L. S.; JORGE, L. S.; Franca, Débora Barbosa Sillva; JORGE, MÍRIAM . Espelhamentos e Possibilidades altruistas em Africanidade: experiências com criança do segundo ciclo da educação infantil. In: Maria da Graça de Castro Bregunci. (Org.). Formação Continuada de Docentes na Educação Básica (LASEB). 1ed.belo horizonte: Autêntica, 2012, v. 1, p. 381-418.

2012

MATTOS, A. M. A. . Education for Citizenship: Introducing Critical Literacy in the EFL Classroom. In: Robyn M. Gillies. (Org.). Pedagogy: New Developments in the Learning Sciences. 1ed.New York: Nova Science Publishers, 2012, p. 191-212.

2012

MONTE MÓR, W. Linguagem tecnológica e educação: em busca de práticas para uma formação crítica. In: Inês Signorini; Raquel Salek Fiad. (Org.). Ensino de Língua: das reformas, das inquietações e dos desafios. 1ed.Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012, v. 1, p. 171-190.

2012

MONTE MÓR, W. O ensino de línguas estrangeiras e a perspectiva dos letramentos. In: Cristiano Barros; Elzimar Costa. (Org.). Se hace camino al andar : reflexões em torno do ensino de espanhol na escola. 1ed.Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2012, v. , p. 37-50.

2012

MONTE MÓR, W. Globalização, ensino de língua inglesa e educação crítica. In: Kleber Aparecido da Silva; Fátima de Gênova Daniel; Sandra Mari Kaneko-Marques; Ana Cristina Biondo Salomão. (Org.). A Formação de Professores de Línguas: Novos Olhares - Volume II. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2012, v. II, p. 23-50.

2012

ROCHA, C. H. Gêneros discursivos e multiletramentos no ensino de inglês no Fundamental I: em busca da formação plurilíngue, DELL' LSOLA, R. L. P.; DIAS, R. Gêneros textuais: teoria e prática no ensino de LE. Campinas: Mercado de Letras, 2012.

2012

ROCHA, C. H.; SILVA, K. A. Nota de Livro - O livro didático de LE: múltiplas perspectivas (Dias & Cristovão, 2009) SCHREYERL, D; SIQUEIRA, S. Materiais Didáticos para o ensino de línguas na contemporaneidade: contestações e proposições. Salvador: Editora da UFBA, 2012.

2012 SOUZA, Lynn Mario Trindade Menezes de . Indigenous Literacies. In: Chapelle, C.. (Org.). The Encyclopedia of Applied Linguistics. 1ed.Oxford, UK: Wiley, 2012, v. 1, p. 1-5.
2011

COSTA, E. G. M.. Projeto de Leitura Crítica para a Formação de Professores de Espanhol. In: Cátedra Unesco; Universidad del Norte. (Org.). VI Congreso Internacional de la Cátedra Unesco - Memorias. 1ed. Barranquilla: 2011, v. , p. 00-00.

2011

JESUS, D. M. Lutas dos deuses: entre o tempo da mudança ou da estagnação na formação do docente. In: Braga, Rosiane C.G; Maciel, Sheila D. (Org.). Memória e Utopia: experiência de linguagem. 01ed.Cuiabá: EdUFMT, 2011, v., p. 61-73.

2011

JORGE, M. L. S. ; TENUTA, A. . O lugar de aprender língua estrangeira é a escola: o papel do livro didático. In: Diógenes Cândido Lima. (Org.). Inglês na Escola Pública não Funciona? Uma questão, múltiplos olhares. Sao Paulo: parábola, 2011, v. , p. -.

2011

JORGE, M. L. S.; TENUTA, A. O lugar de se aprender língua estrangeira é a escola: o papel do livro didático. In: Diógenes Cândido Lina. (Org.). Inglês na Escola Pública Funciona? (prov). Sao Paulo: Pontes, 2011, v., p. -.

2011

MACIEL, R. F. . From innovation to language policy: towards a locus of research in Applied Linguistics. In: Ruberval FrancoMaciel e Vanessa de Assis Araujo. (Org.). Formação de professores de línguas: ampliando perspectivas. 1ed.Jundiaí-SP: Paco Editorial, 2011, v. 1, p. 217-254.

2011

MONTE MÓR, W. Critical literacies in the Brazilian university and in the elementary/secondary schools: the dialectics between the global and the local. In: Ruberval Franco Maciel e Vanessa de Assis Araujo. (Org.). Formação de Professores de Línguas: ampliando perspectivas. Jundiaí: Editora Paco, 2011, v. , p. 307-318.

2011

ROCHA, C. H. World English no Contexto do Ensino Fundamental I Público, GIMENEZ, T.; CALVO, L. C. S.; EL KADRI, M. S. Inglês como Língua Franca: Ensino-Aprendizagem e Formação de Professores. Campinas: Pontes Editores, 2011.

2011

SILVA, Roberto Bezerra. Teaching literature in English for Brazilian undergraduate students: challenges and possibilities In: Global citizenship education in post-secondary institutions: theories, practices, policies. New York: Peter Lang Publishing, 2011, v.1, p. 173-183.

2011

SOUZA, Lynn Mario Trindade Menezes de . Engaging the global by re-situating the local: (Dis)locating the literate global subject and his view from nowhere. In: Oliveira Andreotti, V.;Souza,L.M.T.M.. (Org.). Postcolonial Perspectives on Global Citizenship Education. Londres: Routledge, 2011, v. 1, p. 1-246.

2011

SOUZA, Lynn Mario Trindade Menezes de . O Professor de Inglês e os Letramentos do Século XXI: métodos ou ética?. In: Jordão, C.M.; Martinez, J.: Halu, R.. (Org.). Formatação "desformatada": práticas com professores de língua inglesa. 1ed.Campinas: Pontes, 2011, v. , p. 285-298.

2011

SOUZA, Lynn Mario Trindade Menezes de . Para um redefinição de letramento crítico: conflito e produção de significação. In: Maciel, R.F & Araújo, V.A.. (Org.). Formação de Professores de Línguas: ampliando perspectivas. Jundiai: Paço Editorial, 2011, v. 1, p. 1-250.

2011

TAKAKI, Nara Hiroko . Letramentos e hibridismos em contexto pantaneiro: conhecimento local nas práticas de língua inglesa. In: Franchys M.N. S. Ferrreira;Helen P. V. Bueno; Marta C. Beck. (Org.). Pantanal Sul-Mato_Grossense: a diversidade em destaque. 1ed.Campo Grande: Editora UFMS, 2011, v. , p. 1-269.

2010 COSTA, K. F. . Entornos&Contornos Volume 3 Desafios Contemporâneos em contextos de ensino e aprendizagem. 1a.. ed. São Paulo: Editora CNA, 2010. v. 03. 336p .
2010

FESTINO, Cielo Griselda. "A Story from Vikram Chandra's Love and Longing in Bombay: Kama. Detecting in Bombay". In: Christopher Rollason. (Org.). Entwining Narratives. Explorations into Vikram Chandra's Fiction. New Delhi: Sarup Book Publishers, 2010, v. 200, p. 105-114.

2010

JESUS, D. M. Linguagem e Reculturação de Professores no Ambiente Digital. In: Solange Maria de Barros; Ana Antônia de Assis-Peterson. (Org.). Formação Crítica de Professores de Línguas: Desejos e Possibilidades. 01ed.São Carlos: Pedro & João Editoras, 2010, v. 01, p. 275-294.

2010

MONTE MÓR, W. . A formação de professores e alunos na sociedade digital: políticas e práticas educacionais no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. In: Angela Dalben; Júlio Diniz; Leiva Leal; Lucíola Santos. (Org.). Coleção Didática e Prática de Ensino: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, v. , p. 577-594.

2010

MONTE MÓR, W. ; SOUZA, Lynn Mario T Menezes de ; BRYDON, Diana . Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts: future directions for teaching English in Brazilian and Global contexts. In: Maria Conceição Monteiro; Carlinda Fragale Pate Nuñez; Neil Besner. (Org.). Diálogos nas Américas, Brasil/Canadá: culturas e literaturas. 2ed.Rio de Janeiro: Caetés, 2010, v. 2, p. 1-105.

2010

ROCHA, C. H. O ensino de LE (Inglês) para crianças do Ensino Fundamental Público na transdisciplinaridade da Linguistica Aplicada, SILVA, K. A. Ensinar e Aprender Línguas na Contemporaneidade: linhas e entrelinhas. Campinas: Pontes Editores, 2010.

2010

ROCHA, C. H. Percursos no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras para crianças no contexto brasileiro, ROCHA, C. H.; TONELLI, J. R. A.; SILVA, K. A. Língua Estrangeira para Crianças: Ensino-Aprendizagem e Formação Docente. Campinas: Pontes Editores, 2010.

2010

ROCHA, C. H. Um estudo exploratório sobre o ensino de inglês no Fundamental I: foco nas crenças dos participantes, SILVA, K. A. Crenças, Discursos & Linguagem. Campinas: Pontes Editores, 2010.

2009

JORGE, M. L. S. . Preconceito em relação ao ensino de língua estrangeira na rede pública de ensino. In: Diógenes Candido de Lima. (Org.). Ensino e aprendizagem de língua inglesa: conversas com especialistas. Campinas: Parábola Editorial, 2009, p. 161-168.

2009

JORGE, M. L. S. LER E ESCREVER MEMÓRIAS NAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO ACADÊMICO. In: Maria Izabel Antunes Rocha, Aracy Alves Martins. (Org.). Educação do Campo: Desafios para a Formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, p. 119-138.

2009

MATTOS, A. M. A. . A Tail of Hope: pre-service teachers stories of expectation towards the profession. In: Andrea Machado de Almeida Mattos. (Org.). Narratives on Teaching and Teacher Education: an international perspective. 1ed.New York: Palgrave MacMillan, 2009, p. 203-215.

2009

MATTOS, A. M. A. . 'Great Expectations': understanding hope through EFL teachers' narratives. In: Gláucia Renate Golçalves; Sandra Regina Goulart Almeida; Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva; Adail Sebastião Rodrigues-Júnior. (Org.). New Challenges in Language and Literature. 1ed.Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2009, p. 41-51.

2009

MATTOS, A. M. A. . Introduction. In: Andrea Machado de Almeida Mattos. (Org.). Narratives on Teaching and Teacher Education: an international perspective. 1ed.New York: Palgrave MacMillan, 2009, p. 1-9.

2009

MATTOS, A. M. A. . Understanding Classroom Experiences: listening to stories in order to tell stories. In: Andrea Machado de Almeida Mattos. (Org.). Narratives on Teaching and Teacher Education: an international perspective. 1ed.New York: Palgrave MacMillan, 2009, p. 31-45.

2009

MONTE MÓR, W. . Foreign languages teaching, education and the new literacies studies: expanding views. In: Gonçalves, Gláucia R.; Almeida, Sandra R. G.; Paiva, Vera L. M. O.; Rodrigues Junior, Adail S.. (Org.). New Challenges in Language and Literature. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2009, v. , p. 177-189.

2009

SOUZA, Lynn Mario Trindade Menezes de. Report on differentiating, intercultural and bilingual indigenous education in Brazil. In: Luis Enrique López; Ulrike Hanemann. (Org.). Alfabetización y multiculturalidad: Miradas desde América Latina. Hamburgo, Alemanha: Unesco Institute for Lifelong Learning, 2009, p. 99-128.

2009

SOUZA, Lynn Mario Trindade Menezes de ; ANDREOTTI, Vanessa . Culturalism, Difference and Pedagogy: Lessons from Indigenous Education in Brazil. In: Lavia, J.; Moore, M.. (Org.). Cross-Cultural Perspectives on Policy and Practice:Decolonizing Community Contexts. Londres: Routledge, 2009, v.