Mestrados

2014

Anderson Nalevaiko Marques, dissertação de mestrado intitulada O PNLD LEM 2012 SOB A PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CRÍTICO, defendida em 28 de abril de 2014. Orientadora: Clarissa Jordão

2014

Anna Raphaella de Lima Marenco. Questões de leitura multimodal no ensino de língua inglesa: paralelo entre o livro didático e o Exame Nacional de Ensino Médio - ENEM. 2014 (Mestrado) Orientador: Marco Antônio Margarido Costa

2014

Ednaldo João das Chagas. Uma abordagem crítica no ensino de língua inglesa: relevância e perspectivas para a formação profissional. 2014. Dissertação - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientadora: Simone Batista Silva

2014

Eleonora Bambozzi Bottura. Exame Celpe-Bras: uma investigação sobre o papel do entrevistador na interação face-a-face. 2014. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula

2014

ELIDI PAVANELLI ZUBLER. Nas águas da tecnologia digital: os dizeres de um grupo de professores. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Danie Marcelo de Jesus.

2014

Elizabeth Conceição de Almeida Alves. Fanfiction e aprendizagem da escrita na Internet. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Danie Marcelo de Jesus.

2014

Érika Amâncio Caetano Soares. O letramento crítico no ensino de língua inglesa: identidades, práticas e percepções na formação do aluno-cidadão. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge.

2014 Fernanda Gurgel Raposo. Multiletramentos, diversidade e inclusão no livro didático de língua inglesa Links. Orientador: Vanderlei J. Zacchi. 2014.
2014

Gabriel Maldonado Fabbro Sarturato. Letramentos e cultura no ensino de inglês na escola pública: posicionamentos de professores sobre os cadernos didáticos utilizados. 2014. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula

2014

Gasperim Ramalho de Souza. Novos significados para o ensino e aprendizagem de inglês: o letramento crítico em um turma de aceleração. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge.

2014

Joana Rodrigues M. Leite. Diário de classe: desenhos de uma usuárias de redes sociais sobre a escola. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Danie Marcelo de Jesus.

2014

Katia Mulik, dissertação de mestrado intitulada O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA, defesa dia 25 de setembro de 2014. Orientadora: Clarissa Jordão

2014

Kleber Ferreira Costa. O livro didático de inglês do Ensino Médio: uma análise a partir da Base Curricular Comum do estado de Pernambuco”. 2014 (Mestrado) Orientador: Marco Antônio Margarido Costa

2014

Marcos Antonio de Araújo Dias. Novas tecnologias e a formação do professor de língua inglesa: o uso de blogs como ferramenta de ensino/aprendizagem. 2014. (Mestrado) Orientador: Paulo Rogério Stella

2014

Priscila Aparecida Moraes Henkemaier Xavier. A ostra se abriu: percepções de alunos surdos sobre seu processo de aprendizagem de língua inglesa em um curso a distância. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Danie Marcelo de Jesus.

2014 Rogério Tenório de Azevedo. Identidade de gênero, futebol e videogames. Orientador: Vanderlei J. Zacchi. 2014.
2014

Tiago Borges de Lima. Salas interligadas; o projeto Connecting Classrooms: uma proposta para o ensino de língua inglesa em ambiente digital na escola pública. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Danie Marcelo de Jesus.

2013

Alexandre Colli Dal Prá. Processo identitário: A metamorfose do aprender e ensinar a língua inglesa. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Danie Marcelo de Jesus.

2013

Ana Paola de Souza Lima. As asas da mudança: incertezas e desafios de uma professora em uma sala digital de língua inglesa. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Danie Marcelo de Jesus.

2013

André Valle. Tecnologias no Ensino de Línguas. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Lynn Mario Trindade Menezes de Souza.

2013

Ilária Bisanti dos Reis. Itália e Italiano por olhares brasileiros: reflexões sobre crenças sobre o ensino-aprendizagem de italiano como língua estrangeira. (co-orientação) IEL/Unicamp, 2013. Orientador: Claudia Hilsdorf Rocha

2013

Juliana Blanco. Avaliação de língua inglesa no ENEM e as reverberações de seu impacto social. 2013. Dissertação (Mestrado Em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula

2012

Ana Paula de Castro Sierakowski. Literatura de massa e formação do leitor: o letramento de receptores da saga crepúsculo do papel às telas. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vera Helena Gomes Wielewicki.

2012

Bárbara Battistelli Rauber. Avaliação em língua estrangeira (inglês) no acesso ao ensino superior: o ENEM em discussão. 2012. Dissertação (Linguística) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula

2012

Cecilia Barão Allegretti. Multiletramentos e novas tecnologias. 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Lynn Mario Trindade Menezes de Souza.

2012

Daiane da Silva Lourenço. Entre instituições de ensino e mercado de consumo: a leitura de narrativas em língua inglesa por adolescentes brasileiros. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vera Helena Gomes Wielewicki.

2012

Deborah Nathalia Silva de Jesus. A construção de significados sobre letramentos e seus recentes estudos durante a formação inicial e contínua de professores de língua estrangeira. 2012. Dissertação (Linguística) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula

2012

Elaine Risquez. O uso do hipertexto na aula de língua inglesa - promovendo o desenvolvimento da oralidade por meio de novas práticas de linguagem. 2012. Dissertação (Linguística) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula

2012

Samara de Cassia Rodrigues Marreiro. Investigando concepções de língua e cultura no ensino de inglês na escola pública segundo as teorias de letramento. 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Walkyria MonteMór.

2011

Deize Costa Cardoso. Letramento crítico e o livro didático de inglês: uma análise dos textos e das atividades de compreensão escrita.. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge.

2011

Graziele Infanger. O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA APLICADA DOS PROFESSORES EM PRÉ-SERVIÇO. 2011. Dissertação (Linguística) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula

2011

Jamille Pinheiro. Nossos nomes verdadeiros - A noção ameríndia de diferença em Wilson Harris. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lynn Mario Trindade Menezes de Souza.

2011 Jane Faquinelli. A leitura e a formação inicial de professores de espanhol. 2011. Dissertação (Linguística) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula
2011

Lígia Ribeiro de Souza Zotesso. A recepção de O Menino do Pijama Listrado por leitores adultos da Biblioteca Municipal de Maringá. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Vera Helena Gomes Wielewicki.

2011

Luciane Paschoal. Identidade e oralidade na sala de aula de língua inglesa. 2011. Dissertação (Linguística) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula

2011

Marcela Marques Fortini. Questões de identidade no Hip-Hop norte-americano: Um estudo da banda Black Eyed Peas. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lynn Mario Trindade Menezes de Souza.

2011

Paola Natacha Bogusz. Agartha Christie no mundo virtual: a recepção de jogos de computador criados a partir de suas obras impressas. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Vera Helena Gomes Wielewicki.

2011

Renata Alves de Oliveira. Programa Escolas Bilíngues de Fronteira: das generalizações do documento às especificidades da fronteira entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazu. 2011. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula

2010

Janice Gonçalves Alves. A terceirização do ensino de língua estrangeira em escolas de ensino formal. 2010. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Walkyria MonteMór.

2009

Cláudia Maria Fernandes Corrêa. Ecos da solidão. Uma autobiografia de Maya Angelou. 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Lynn Mario Trindade Menezes de Souza.